"I became insane, with long intervals of horrible sanity. "

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

II



As negociações do Sr. Allan em Londres não tiveram êxito. O Sr. Allan precisou, inclusive, ceder alguns bens imóveis a credores para saldar compromissos. Assim,  em 1820, a família  volta para a América, para Richmond.
Poe era muito apegado à mãe adotiva, pois a memória da mãe verdadeira era para ele muito vaga. Frances Allan e sua irmã solteira, Nancy Valentine, que morava com o casal,  eram "loucas" pelo  "seu garoto". Há indícios de que ele fora tratado com excesso de mimos pelas duas mulheres, coisa que o Sr. Allan costumava moderar com alguma severidade. Poe passou seus primeiros anos  de infância em ambientes felizes e confortáveis, teve o conforto e os estudos que as famílias ricas davam aos seus filhos. Ao que parece, era tratado pelo Sr. Allan como membro  legítimo da família, porém, há relatos de que era constantemente "lembrado" de sua condição de órfão favorecido.
Frances Kelling Valentine Allan 

Mesmo após as dificuldades financeiras pela qual passou,  a família Allan continuou a ter uma vida confortável. Poe foi enviado para uma Academia militar, frequentada pelos filhos das famílias mais ricas de Richmond. Lá, o jovem Poe se sobressaiu em línguas, oratória, representações teatrais e realizou muitos feitos em natação, chamou a atenção dos colegas mais velhos e de seus mestres por seu brilhantismo, e, apesar de reservado e distante, parece ter sido muito estimado pelos companheiros.
Sua relação com o pai adotivo, no entanto, era conturbada. Não havia compatibilidade entre eles. Há indicações de que o Sr. Allan, por sua natureza de escocês prático, tinha pouca ou nenhuma simpatia pelas ambições  literárias do seu pupilo. Ele  queria que Poe estudasse Direito e que se dedicasse aos  negócios do comércio, mas este preferiu estudar Letras e se dedicar a ler, a escrever e a uma vida sem compromissos. A Sra. Allan ficava entre eles, apaziguando as divergências. Em 1825, o Sr. Allan herda uma grande fortuna de seu tio William Galt, e a família passou a viver em sua melhor condição começando por uma casa nova, uma mansão entre as Ruas Quinta e Principal, da cidade de Richmond.
John Allan
O Sr. Allan tira Poe da Academia e o prepara para a recém aberta Universidade de Virgínia. Em fevereiro de 1826, com pouco mais de dezessete anos, Poe se matricula naquela universidade para estudar Letras.
O jovem Poe era muito brilhante nos estudos, mas uniu-se a uma rapaziada de comportamento criticável. Há algumas controvérsias sobre a situação financeira de Poe na universidade. Uma das biografias afirma que o Sr. Allan não enviava nenhum dinheiro para Poe, nem para custear seus estudos. Outra afirma que o pai adotivo  lhe enviava dinheiro, mas não o bastante para suas despesas. O fato é que a sua situação  na universidade era precária.
Nesse período, Poe contraiu muitas dívidas. Para conseguir dinheiro, Poe apostava  beneficiado pelo crédito que lhe era concedido por ser "filho" de um comerciante muito rico, mas ficava cada vez mais endividado. Foi nessa época que  começou a beber. Os efeitos de uma mínima quantidade de álcool ingerida foram devastadores para o organismo de Edgar Allan Poe e desencadeou sua dependência.
Por ocasião do Natal, voltou para casa, em Richmond. Por causa das dívidas, o pai adotivo o proibiu de voltar para a universidade. Começaram a chegar cartas de cobrança e Poe temia ser preso, porque, naquela época, dívidas não pagas levavam à prisão. O Sr. Allan insistiu para que Poe estudasse Direito e os dois acabaram tendo uma violenta discussão.  Poe foi expulso de casa.
Universidade de Virginia na época de Poe

                                                                              (...)

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Estou muito feliz com isso, Moiselle, muito mesmo. Obrigada.

      Aguarde novas emoções.

      PS: corrigi alguns erros nos textos, escrevo à noite, fico com sono e dá nisso... rs.

      Excluir
  2. Com Ligeia conheci e aprendi a gostar de edgar ...
    bom de ler o teu texto.
    abs

    ResponderExcluir
  3. Lipe, acredito que vá gostar ainda mais.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Ai que bom! rs.

    Muito obrigada, Verinha.

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Tenha a impressão que os poetas da época sofriam de tristeza e amor.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. No século XV, o movimento literário em voga era o Romantismo, os poetas falavam de amores impossíveis, perdidos, de mulheres idealizadas, de morte, muitos usavam ópio. A poesia deles deixa essa impressão mesmo. Você não deixa de ter razão.

    um beijo!

    ResponderExcluir

Todas as opiniões são muito importantes para a vida deste blog. Ficarei muito grata se deixar a sua. Responderei a todas, aqui mesmo, com muito gosto e respeito.